quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Referencial Teórico

O meu projeto teve base nos estudos de Nilbo, segundo ele um projeto, na verdade é um sonho que vai se tornando real, conforme começa ganhar corpo a partir da realização de ações, segundo ele, os projetos ampliam em muito as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes áreas do conhecimento.
Ao citar as diferentes áreas do conhecimento, Nilbo está fazendo referência à teoria das Inteligências múltiplas, e é nestas inteligências que ele baseia todos os seus estudos.
A teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner (1985), que estava insatisfeito com os testes de QI, que avaliavam apenas as inteligências lógico matemáticas e lingüística e rotulava uma pessoa inteligente ou não, e isto acabava se confirmando nas escolas, porque as mesmas avaliavam apenas estas inteligências.
A teoria das inteligências múltiplas identifica as inteligências: Lógico Matemática, Lingüística, Espacial, Corporal-cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal, naturalista, existencial, pictória e emocional, e salienta a importância das escolas desenvolverem todas estas inteligências, entendendo que nenhuma pessoa é igual a outra. E é através de projetos que Nilbo encontra uma maneira de desenvolver diferentes inteligências estudando um mesmo assunto.

Neste projeto, é possível trabalhar as inteligências :
- lingüística – na publicação “Participe Você Também” eu peço para descrever com palavras uma imagem, trabalha esta questão de se expressar através da lingüística.
- pictória – na publicação "Cores" eu trouxe um assunto referente às cores, diferença de imagens com relação às cores, também é possível propor um trabalho de reprodução de uma fotografia usando um software de desenho Ex. Paint.
- emocional – na primeira publicação eu trago um assunto sobre sentimentos a partir de imagens e na segunda publicação eu peço para eles expressarem estes sentimentos.
- naturalista – pode ser proposto um trabalho com a natureza, e levar os alunos até a rua e fotografar uma planta por exemplo em vários ângulos, etc.

Nenhum comentário: